Precisamos definir o que ensinaremos à 3ª idade, para isso coloque usas idéias defendendo o motivo pelo qual você acha importante que o idoso aprenda aquilo.

Exibições: 37

Respostas a este tópico

Acho que pra iniciar está bom.Com a convivência com os clientes vamos vendo o que mais eles querem aprender e vamos acrescentado ao aprendizado deles.
olha por mim esta excelente o conteúdo.
creio que isso e tudo
Está ótimo tambem na minha opinião.
Estive pesquisando e tem tambem a Brasil Treinamentos onde o metodo deles e interativo, se alguem quiser dar uma olhada o site é http://www.brasiltreinamentos.com.br, eles não usam apostilas apenas indicam se houver interesse.
Bom tive perguntando para alguns idosos sobre o que eles gostaria de apreender, muitos deles respoderam que gostaria de saber como escutar musicas, poderiamos ensinar eles a procurarem sobre seus artistas preferidos e escutar suas musicas prediletas, como colocar um cd ou dvd no computador essas coisas.
Viu Rafael uns 4 mesês atrás estava dando cursos aqui totalmente gratuitos por esse site aqui
http://www.drmicro.com.br
Doutor Micro o conteúto é bom alem disso totalmente grátuito ensina desde a mexer com teclado,inclusive com aulas visuais e áudio e com exercicios,achei interessante se achar tambem entre em contato com eles.
O que deve ser ensinado ao grupo da 3ª idade
Devemos começar por fazer uma pequena entrevista com o mesmo, para saber se por ventura ele já tenha alguma habilidade com o computador (o que pode ser possível) não acham?
Considerando que a maioria não tenha, começamos por:
1ª Aula
- Ensinar a ligar e desligar o computador de maneira correta e segura
- Apresentar o computador, focando principalmente o teclado suas principais teclas e funções
- Apresentar o sistema Operacional (Windows), seus principais aplicativos e finalidades
Praticando o que já foi ensinado: Usar por exemplo o WordPad para digitar um pequeno texto ensinar a salvar e abrir documentos.
2ª Aula
- Fazer uma pequena revisão da aula anterior
- Falar um pouco sobre a Internet, seus prós e contras
- Apresentar dois principais Navegadores:
- Criar uma conta de E-mail , Fazer um Orkut , MSN e entre outros
- Ensinar a compactar arquivos, enviar e ler e-mail, enviar arquivos em anexo
3ª Aula
- Fazer uma pequena revisão da aula anterior
- Apresentar alguns sites que sejam úteis em seu dia a dia
- Mostrar que é possível estar tendo acesso a serviços: tipo: Declaração do imposto de renda, 2ª via de contas, Extrato de Cartão dentre outros
- Fazer uma demonstração de como é possível estar falando e vendo ao mesmo tempo via Webcam aquele parente distante, para matar a saudade, ou até mesmo participar de uma reunião on-line.
4ª Aula
- Fazer uma pequena revisão de tudo que foi abordado até aqui
- Apresentar um processador de texto tipo o Word: Digitando e formatando um texto,
- Imprimir um documento, boleto e etc.
- Propor alguns exercícios para por em pratica tudo que foi ensinado
MUITO INTERESSANTE ESTÁ INICIATIVA.

A ALGUM TEMPO, FIZ UMA TURMINHA PARA ENSINAR A MEXER NA INTERNET, EMBORA FOSSE PARA PESSOAS DA 3ª IDADE, OBTIVE UMA RESPOSTA MUITO POSITIVA DOS JOVEM E DONAS DE CASA, HJ SÃO MEUS CLIENTES.

NOÇÕES DE DIGITAÇÃO, MANUSEIO DE MOUSE, E ACESSO A INTERNET SÃO MUITO IMPORTANTES PARA ELES TBEM FAÇAM NOVAS AMIZADES, SE COMUNIQUEM COM AMIGOS, PARENTES QUE ESTEJAM DISTANTES.
antes de mais nada fazer uma Anamnese ( um pequeno questionario ) para analisar as possives dificuldade e doenças apresentada . EX: catarata , alzaimer , tremores nas maos , falta de força nas maos , baixa audiçao ,tudo isso ira determinar qual a linha de ensinagem devemos tomar.
pois , de forma alguma poderemos exigir a mesma destreza desse aluno com relaçao a conteudo. temos que respeitar o limite desse aluno com muito carinho e paciencia. não estamos lidando com um jovem e sim com pessoas com mais lerdeza de movimentos e de raciocineo .

ai sim , apos essa analise que esse questionario ira nos dar os resultados fazer um curso personalizado para esse publico

nunca esquecendo de saber o que eles querem aprender , uns querem apenas acessar a internet , outros conhecer digitaçao , outros comunicaçao com a familia.
nao podemos de forma alguma ja apresentar um plano de curso pronto . pois eles tem que participar dos cursos nao por obrigaçao mais por satisfaçao , socializaçao .prazer de interagir com o grupo e com o meio tecnologico.

outro detalhe aqui eu não estou cobrando o curso , pois 1 , 2 horas de nosso tempo nao prejudica nosso caixa , pelo contrario , atrae mais pessoas pelo trabalho social que fazemos .

pelo menos aqui estou trabalhando dessa forma com meus jovens alunos de 65 anos.

abraço a todos Celso
Ponta Grossa - PR

RSS

Membros

Vídeos - Tutoriais

O que é o CDI LAN?

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

CDI Lan no Facebook

© 2012   Criado por Marcel Fukayama.   Ativado por